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A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

 

Desde a infância, aprendemos que a água é essencial para a nossa saúde, mas muitas vezes descuidamos da hidratação, não só pelo fato de não torná-la um hábito, bebendo água apenas quando temos sede, mas também por desconhecer como ela atua no corpo. Nosso organismo é composto por aproximadamente 70% de água e entender alguns de seus papéis na manutenção da nossa saúde pode esclarecer melhor por que não devemos negligenciar o cuidado com a hidratação.

A água é o componente fundamental de todas as células do organismo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. A quantidade ideal de água por dia varia conforme peso e atividades físicas de cada indivíduo, calcula-se em média 0,035ml/kg de peso.

Indivíduos portadores de algumas doenças precisam fazer um controle maior da ingestão de líquidos, portanto o cuidado deve ser redobrado nesse caso e há necessidade de acompanhamento nutricional e médico de forma rigorosa.

Gestantes e mulheres que estão amamentando devem intensificar o consumo de água. Durante a gestação, é indicada que a mulher ingira bastante liquido, pois há um aumento da quantidade de circulação sanguínea. A mesma coisa acontece durante a amamentação, ela precisa aumentar de líquido para melhorar a lactação. Então, tanto na fase da gestação e da amamentação é importante que a oferta de líquidos seja maior.

É importante criar o hábito de beber água, como se tem o hábito de almoçar, tomar café da manhã ou jantar, e não apenas se hidratar quando se lembrar ou quando se tem sede. Uma sugestão para quem tem dificuldade para ingerir a quantidade suficiente de água, é optar por água saborizada, simples e prático, basta incluir pedaços de frutas (rodelas de laranja e/ou limão, morango, abacaxi, kiwi) na água, por no mínimo 2 horas antes do consumo.

A idéia de que beber um copo d’água em jejum pela manhã regula o intestino é um mito, apesar de os líquidos terem papel fundamental em seu funcionamento. Algumas pessoas tem o hábito de ingerir água gelada pela manhã, e sabemos que um líquido gelado ajuda no funcionamento intestinal, mas pode ser qualquer tipo de líquido. Não existe comprovação cientifica que um copo d’água em jejum pela manhã facilitaria o funcionamento do intestino. O que se sabe é que a hidratação é fundamental para que as fibras alimentares exerçam o seu papel no funcionamento do intestino. Pois as fibras, quando chegam ao intestino, absorvem água. Nesse momento, elas incham e aumentam a quantidade de bolo fecal, deixam as fezes mais macias, o que facilita a evacuação. É dessa forma que os líquidos influenciam positivamente no funcionamento do intestino.

 

 

Sobre a autora:
Bruna Sayuri Miyada de Queiroz
Nutricionista
CRN3 – 46595
Atendimentos domiciliares nas regiões de Capão Bonito, Guapiara, São Miguel Arcanjo, Sorocaba e Votorantim. Tel (15) 98175-2400
Atendimento em consultório em Capão Bonito. Tel (15) 98175-2400
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