Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Convide amigos e ganhe R$ 20,00 em créditos!

SARCOPENIA – DA PREVENÇÃO AO TRATAMENTO

 

A sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva e generalizada da massa e força do músculo esquelético com alto risco de resultados adversos. Um acontecimento que pode iniciar aos 30 anos e é comum após os 50 anos de idade, período que há maior redução da quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos, principalmente devido à redução de hormônios como estrogênio e testosterona. Os principais sintomas incluem perda da força, do equilíbrio e do desempenho físico para realizar atividades, como caminhar, subir escadas ou se levantar da cama.

Para recuperar os músculos, é importante evitar o sedentarismo e praticar exercícios físicos, com treinos de força e aeróbicos, além de uma alimentação adequada e individualizada, rica em proteínas, carboidratos, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais, exames laboratoriais periódicos orientados por uma equipe multidisciplinar - nutricionista, educador físico, fisioterapeuta e médico.

Nos 10 últimos anos, pesquisadores identificaram uma forte relação entre a sarcopenia e desfechos clínicos negativos. Além disso, evidências também mostram que estratégias de tratamento podem ajudar na prevenção ou retardar seu desenvolvimento.

Para avaliar a evidência de sarcopenia, recomenda-se o uso de força de preensão, circunferência da panturrilha, DXA (Densitometria óssea) e/ou a BIA (bioimpedância elétrica) na prática clínica.

Uma vez presente e quando não tratada, implica no aumento de comorbidades clínicas, dentre as quais fazem parte, o aumento nas taxas infecciosas, nas lesões por pressão, na redução da capacidade funcional e no aumento da mortalidade.

Estratégias nutricionais efetivas que garantam a manutenção e/ou a recuperação da massa muscular devem ser implementadas nos indivíduos sarcopênicos, como: evitar ou consumo de bebida alcoólica, realizar acompanhamento nutricional para elaboração de um plano alimentar individualizado, em muitos casos sendo necessário a prescrição de suplementos nutricionais – módulos de proteína (com ou sem sabor, líquido ou em pó), coenzima q10, afim de potencializar o tratamento e obter ótimos resultados.

Atenção: o consumo alimentar inadequado, seja por inapetência, patologias associadas ou informações insuficientes / incorretas pode levar a óbito. Cada indivíduo tem sua necessidade diária de nutrientes, procure um profissional nutricionista capacitado para auxiliar da prevenção ao tratamento!

 

 

Sobre a autora:
Bruna Sayuri Miyada de Queiroz
Nutricionista
CRN3 – 46595
Atendimentos domiciliares nas regiões de Capão Bonito, Guapiara, São Miguel Arcanjo, Sorocaba e Votorantim. Tel (15) 98175-2400
Atendimento em consultório em Capão Bonito. Tel (15) 98175-2400
Atendimento em consultório em Sorocaba:
• Clínica Rosa & Melo – Iguatemi Bussiness. Tel (15) 99119 - 7992
• Clínica Imed – 3 unidades (Av. Itavuvu, 655 / Shopping Cianê / Av. General Carneiro, 1623). Tel (15) 3234 – 9410 / (15) 99143-3995 / (15) 99744-7091